Durante muito tempo, uma quantidade imensa de materiais era descartada no ambiente sem a definição de responsáveis pelo tratamento e reciclagem desses elementos. Com a chegada da Lei nº 12.305/10 - Política Nacional de Resíduos Sólidos esse cenário mudou: foi instituído que cada um deve ser responsável pelos resíduos que gera.

Através da PNRS as empresas devem buscar a redução na geração de resíduos, o aumento da reciclagem e reutilização e a destinação ambientalmente adequada destes materiais. Essa política nos coloca também em situação de igualdade, quando comparados a países mais desenvolvidos, e em destaque quando falamos em processos específicos para logística reversa, que é o meio que utiliza de sistemas de coleta após o consumo.

Com a missão de elevar as taxas de reciclagem e criar valor para todos os agentes da cadeia, a eureciclo traz para as organizações uma solução que atende ponta a ponta no processo de logística reversa de embalagens tornando possível e mais fácil essa atividade, pois aproxima fabricantes com pontos de coleta atendendo à lei vigente por meio de um processo de compensação ambiental.

O que é compensação ambiental?

A compensação ambiental é um método que garante a reciclagem de uma quantidade de material equivalente a uma determinada embalagem. Por exemplo, colocamos no mercado uma embalagem de café torrado e moído feita de papel cartão. Na compensação ambiental, essa mesma embalagem não será reciclada, mas sim o peso e material equivalente. Ou seja, podemos financiar a reciclagem de uma embalagem de papel cartão idêntica em peso e material, mas de outra marca. O importante é que o impacto negativo da embalagem está sendo compensado do meio ambiente e que a cadeia de reciclagem está sendo valorizada nesse processo.

Sendo assim, a parceria da Native com a eureciclo não garante que a nossa própria embalagem será reciclada, mas sim um material equivalente. Devemos adquirir uma quantidade de Certificados de Reciclagem que seja equivalente a 50% da massa total de embalagens colocadas no mercado (hoje a lei exige que este número seja de apenas 22%).

E como esse processo é realizado?

A eureciclo intermedia a operação entre empresa e cooperativas de reciclagem emitindo os certificados que garantem que a reciclagem foi realizada. O infográfico abaixo ilustra este processo:

Legenda:

  1. Empresas de bens de consumo comercializam produtos com embalagens;
  2. Consumidores consomem o produto e descartam a embalagem;
  3. Agentes ambientais realizam a coleta seletiva dos resíduos;
  4. Operadores e cooperativas triam o material reciclável, vendem para os recicladores e recebem a nota fiscal de venda. Esta aponta que a destinação para a reciclagem realmente ocorreu;
  5. Recicladores recebem o material, reciclam e enfardam para compor novas embalagens e novos bens de consumo;
  6. A eureciclo realiza a homologação e o pagamento para cooperativas e operadores privados, recebe as notas fiscais de venda dos recicláveis, emite certificados de reciclagem para as empresas de bens de consumo e recebe o pagamento pelo serviço ambiental prestado.


Como os consumidores podem ter certeza de que as embalagens foram recicladas?

A eureciclo possui um sistema que rastreia e documenta as notas fiscais de venda dos materiais das cooperativas. Essas notas funcionam como um certificado de reciclagem que comprova que uma certa quantidade e tipo de material reciclável foi efetivamente reciclado. Junto a isso, periodicamente, a eureciclo emite relatórios ambientais que informam, através de diversos indicadores, a quantidade de material compensado e as cooperativas impactadas.

A parceria da Native com a eureciclo reforça mais uma vez nossos compromissos no âmbito ambiental e sustentável. Isso porque o selo traduz atitudes de responsabilidade que integram múltiplas questões de cuidado e preservação da natureza.

Para saber mais sobre as novidades da Native, acompanhe-nos nas redes sociais:

  • Instagram: @nativeorganicos
  • Facebook: /nativeorganicos
  • Linkedin: Native Orgânicos