Engana-se quem pensa que um produto orgânico certificado é apenas um produto sem agrotóxicos. A certificação orgânica por auditoria é um processo de inspeção que rastreia toda a trajetória dos produtos orgânicos, do campo à mesa, para verificar e garantir que estão sendo cultivados e processados de acordo com todas as normas de produção orgânica.

Para que uma cadeia produtiva esteja apta a obter a certificação orgânica, devem ser adotadas técnicas que otimizem o uso de recursos naturais e socioeconômicos e respeitem a integridade cultural das comunidades rurais, tendo como objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica, a maximização dos benefícios sociais e a minimização da dependência de energia não-renovável.

Além disso, devem ser aplicados, sempre que possível, métodos culturais, biológicos e mecânicos ao invés da utilização de materiais sintéticos. Por fim, é terminantemente proibida a utilização de organismos geneticamente modificados e radiações ionizantes em qualquer fase da produção, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização (clique aqui para acessar a Lei 10.831 na íntegra).

No processo de certificação, quando falamos sobre responsabilidade ambiental, quer dizer que o sistema de produção orgânico deve manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos e outros), conservando-os no longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Na matéria de responsabilidade ambiental a Native tira 10 ao desenvolver um modelo de produção orgânica em larga escala denominado Agricultura Revitalizadora de Ecossistemas, com benefícios relevantes para os principais indicadores ambientais relativos à agricultura.

Além de ambiental, a responsabilidade do produtor também deve ser social. Isso significa que ele deve obedecer às normas sociais baseadas nos acordos nacionais e internacionais do trabalho, respeitando os direitos dos trabalhadores e não utilizando mão-de-obra infantil e nem escrava, investindo na melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores. Para reforçar ainda mais nosso compromisso com a sociedade, conquistamos a certificação Fair Trade que nos reconhece por favorecer o desenvolvimento social das comunidades onde estamos localizados. Clique aqui para conhecer os projetos.

Como resultado de todo esse processo, existem produtos certificados que são feitos com ingredientes orgânicos, onde sua composição de ingredientes orgânicos é de 70% a 95%, e produtos certificados que são orgânicos de fato, ou seja, a composição de ingredientes orgânicos será sempre maior que 95%.

Para diferenciá-los, é preciso prestar muita atenção:

Os produtos que levam em sua composição apenas de 70% a 95% de ingredientes orgânicos devem incluir na frente da embalagem a frase “Feito com ingredientes orgânicos” – que grande parte das vezes se apresenta com letras miúdas, no rodapé ou lateral. Além disso, produtos nesta categoria não têm autorização para serem chamados de “Orgânicos” em nenhum lugar da embalagem, porém podem levar o mesmo selo que os produtos com mais de 95%. Este fato, em muitos casos, acaba confundindo o consumidor, já que no selo há a menção “Orgânico”.



Todos os produtos da Native são certificados com mais de 95% de ingredientes orgânicos e vamos muito além disso! Temos um alto índice de sustentabilidade e conquistamos certificações específicas no âmbito ambiental, industrial e de comércio justo. Produzimos alimentos saudáveis e saborosos sempre respeitando o meio ambiente e a biodiversidade. 

Falando em biodiversidade, você sabia que existem mais de 340 espécies de vertebrados vivendo em nossos canaviais orgânicos? Clique aqui para conhecê-las!

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre nossas certificações ou queira ficar por dentro das novidades da Native, acesse nosso site, redes sociais ou ligue para nós! Ficaremos felizes em conversar com você: 0800 055 5689.

  • Instagram: @nativeorganicos
  • Facebook: /nativeorganicos
  • Linkedin: Native Orgânicos

Native. O respeito à natureza dá sabor à vida.