Certificação UEBT

Certificação do Sistema de Abastecimento Ético

A Native é a primeira empresa de alimentos no mundo a receber a certificação de sistema de abastecimento ético concedida pela UEBT (União para o BioComércio Ético) - associação internacional sem fins lucrativos que estabeleceu um padrão global para a utilização sustentável da biodiversidade na cadeia produtiva.

O selo “Abastecendo com Respeito”, como é chamado, é fornecido após a realização de uma inspeção por uma equipe independente. Essa análise verifica se um conjunto de práticas que reconhecem os princípios que norteiam o abastecimento ético foi seguido pela empresa, tais como: 

No caso da Native, a certificação verifica que todas as nossas ações relativas ao abastecimento de açúcar e álcool orgânicos foram avaliadas e estão de acordo com os princípios de biocomércio ético da UEBT.

O significa o selo UEBT?


Como consumidor, você pode apoiar as pessoas e a biodiversidade escolhendo marcas que utilizam ingredientes obtidos com respeito à natureza.




A UEBT promove o “uso sustentável” da biodiversidade, mas o que isso significa? De acordo com Ronaldo Santos de Freitas, representante da UEBT na América Latina, “o uso sustentável da biodiversidade significa manejar os recursos naturais de forma a garantir sua manutenção e, em alguns casos como o da Native, a ampliação das espécies nos ecossistemas em que se encontram.”

A preocupação com a biodiversidade não deve estar restrita somente às espécies que estamos utilizando, mas sim com todos os demais elementos que compõem o ambiente, sejam eles da flora ou da fauna. Atuar para preservar o conhecimento tradicional das comunidades locais é outro elemento fundamental para organizações que buscam utilizar a biodiversidade de forma responsável.

Para a Native, trabalhar com a UEBT significa encontrar um interlocutor com as credenciais necessárias para reconhecer, verificar, certificar e comunicar ao mercado e ao público em geral os diferenciais oferecidos pelos produtores que investem para gerar externalidades positivas para a sociedade. Para nós, a certificação UEBT é um marco a partir do qual nossos clientes e consumidores terão a garantia de validação técnica de que altos atributos de sustentabilidade foram incorporados na cadeia de produção e nos produtos que compram, como por exemplo, a estabilidade de mais de 340 espécies de vertebrados superiores em nossas fazendas (saiba mais).

Além da biodiversidade gerada pela Native, por meio do seu pioneirismo; e inovação no processo de produção de cana-de-açúcar, o selo será mais um demarcador que contribuirá de forma significativa para compreensão das pessoas em relação as responsabilidades da organização sob uma visão sustentável. Nessa perspectiva, nossas embalagens de açúcar, receberão também o emblema - UEBT que representará todos os princípios norteadores que geram bons impactos.
Você sabe o que é biodiversidade?

Biodiversidade é a variedade de vida na Terra – a diversidade de ecossistemas, espécies e genes dentre as espécies. Qualquer organismo vivo é considerado um componente da biodiversidade, sejam plantas, animais, microrganismos ou fungos.



FONTES:

https://www.ethicalbiotrade.org/ess-certification

https://www.ethicalbiotrade.org/our-label

https://www.ethicalbiotrade.org/brasil