Projeto Cana Verde UM SISTEMA SUSTENTÁVEL DE PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR.

Uma das mais importantes aplicações dos conhecimentos agronômicos do Grupo Balbo é o sistema global de produção e colheita de cana crua: o Projeto Cana Verde, iniciado em 1987. Seu principal objetivo consiste em estabelecer um sistema sustentável de produção de cana-de-açúcar, que busca manifestar todo o potencial ecológico e conservacionista dessa cultura.

O trabalho compreendeu milhares de horas de pesquisas e grandes investimentos, incluindo o desenvolvimento de uma colhedora de cana crua em colaboração com o fabricante, a sistematização de áreas para a colheita mecanizada, a adequação de variedades, a adubação orgânica, o tratamento fitossanitário, o preparo do solo, entre outras ações.

Desde o preparo de solo para o plantio até o processamento industrial da cana, realizou-se a integração entre a mais avançada tecnologia disponível e o conhecimento ancestral do ser humano no trato orgânico da terra. Como resultado, a Usina São Francisco (UFRA) recebeu, em outubro de 1997, o certificado de produtor orgânico. Atualmente, a UFRA cultiva, organicamente, mais de 13.000 hectares de terras com cana-de-açúcar e mais de 6.500 hectares são cultivados pela Usina Santo Antônio sob o protocolo de produção orgânica agrícola da UFRA. Além disso, conta com área certificada em constante expansão de 330 hectares manejadas organicamente por seus fornecedores.


https://www.nativealimentos.com.br/upload/foto01