Os alimentos orgânicos são cada vez mais mencionados quando o assunto é a qualidade e segurança dos alimentos, já que eles são produzidos de maneira natural, sem a utilização de agrotóxicos, adubos químicos e substâncias sintéticas que estimulam o crescimento dos alimentos ou agridam o meio ambiente. Mas, como saber se o alimento é realmente orgânico?

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil é quem estabelece os procedimentos de avaliação do valor orgânico dos alimentos, há um processo rigoroso de auditoria para que seja comprovado e certificado. Os selos de certificação presente nos produtos significam que eles foram produzidos conforme os padrões de manejo e qualidade exigidos para os produtos orgânicos.  

Sendo assim, todos os produtos que tiverem o mesmo selo são confiáveis, já que a certificação só é concedida para processos de produção que não utilizem quaisquer defensivos químicos, fertilizantes minerais industrializados ou organismos geneticamente modificados (OGMs).  

Para ser considerado orgânico, o processo produtivo deve contemplar o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando relações sociais e culturais.