A Native tornou-se a primeira do Brasil a conquistar a certificação internacional ROC – Regenerative Organic Certified™ em Agricultura Orgânica Regenerativa. O certificado autentica empresas de alimentos, têxteis e matérias-primas de cuidados pessoais que contribuem efetivamente com a sustentabilidade, produzindo e, ao mesmo tempo, regenerando a saúde do solo, valorizando o bem-estar animal e gerando dignidade para o trabalhador rural. “Legitimar práticas orgânicas regenerativas é um importante caminho para criar soluções de longo prazo para problemas como crise climática, agricultura industrial e práticas rurais defasadas”, afirma Leontino Balbo Júnior, vice-presidente executivo da Native.

A agricultura regenerativa integra diversas técnicas agrícolas que buscam compatibilizar a necessidade de produtividade no campo com a necessidade de preservação dos recursos naturais, gerando benefícios como a regeneração da fertilidade do solo, o aumento da biodiversidade nas áreas de produção, recuperação e preservação dos recursos hídricos e o sequestro de carbono. Esse conjunto de benefícios ambientais é conhecido por “Serviços Ecossistêmicos”. Ou seja, um sistema de produção agrícola só é considerado efetivamente regenerativo se manifestar a capacidade de prover serviços ecossistêmicos aos ecossistemas locais, circundantes e à sociedade como um todo.

 Não se trata, portanto, de anunciar sua prática, mas de apresentar os resultados concretos, devidamente mensurados e auditados. Um solo saudável ajuda a melhorar o rendimento das colheitas, concomitantemente tornando-o mais resistente a condições climáticas extremas e reduzindo a necessidade de insumos externos, o que remete a outro importante pilar da sustentabilidade, que é a Economia Circular. “Há mais de 35 anos a Native vem desenvolvendo e aplicando técnicas de produção orgânica que regeneram, revitalizam e impactam positivamente toda a sua área de produção, equilibrando, assim, a necessidade de produção de alimentos com a preservação ambiental”, explica Balbo.

O processo de avaliação da certificação ROC foca em três importantes pilares, que ajudam a dar equilíbrio entre produção e sustentabilidade:

  • Saúde do solo: leva em consideração o aumento da matéria orgânica e da vida no solo ao longo do tempo e o sequestro de carbono;
  • Bem-estar animal: como a empresa ajuda a gerar condições favoráveis para a vida animal e a valorização da biodiversidade;
  • Justiça social: oferecer estabilidade econômica e dignidade para os agricultores, pecuaristas e trabalhadores rurais, beneficiando a sociedade como um todo.

“A certificação é uma importante validação de todo o trabalho que a Native tem feito durante esses anos, além de posicionar a empresa como a primeira do Brasil a utilizar todo o seu conhecimento para produzir alimentos saudáveis, ao mesmo tempo que regenera os recursos naturais necessários à sobrevivência das futuras gerações”, finaliza o vice-presidente executivo da Native.

Sustentabilidade - A sustentabilidade vem se mostrando como uma temática em alta a cada dia. Mas é possível distinguir quem se utiliza do assunto como estratégia de Greenwashing de quem realmente a pratica no dia a dia?

Ao longo de sua história, a Native sempre tomou a dianteira no caminho da sustentabilidade. Foram diversas décadas de pesquisas e grandes investimentos que ajudaram a criar o Projeto Cana Verde, sistema sustentável de produção de cana-de-açúcar sem uso de agrotóxico ou fertilizante sintético, pioneiro na realização da colheita da cana sem queimadas.

Dessa maneira, as terras cultivadas pela Native passaram por um processo de restauração que resultou em muitos benefícios para a natureza. A restauração da bioestrutura ativa do solo criou condições para a recolonização do mesmo pelos organismos vivos ancestrais (a biota) e para melhorar o ciclo da água, gerando água limpa livre de centenas de contaminantes comuns à agricultura química intensiva. E a teia alimentar se reconstitui por si onde há água e solo vivo, condições favoráveis que ajudaram a criar um ambiente perfeito para que diversas espécies de animais se estabelecessem na região. Uma pesquisa feita pela Embrapa Monitoramento por Satélite identificou mais de 340 espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios, sendo 49 delas ameaçadas de extinção.

Produzir de forma sustentável enquanto regeneramos o meio ambiente para as futuras gerações faz parte do nosso compromisso com a natureza.

Native. Somos pioneiros em regenerar a natureza.

Saiba mais sobre produtos orgânicos e Agricultura Orgânica Regenerativa em nativeregenera.com.br


Curta e compartilhe:

  • Facebook: /nativeorganicos
  • Instagram: /nativeorganicos
  • LinkedIn: /nativeorganicos