Você sabia que quase metade dos alimentos produzidos acabam indo parar na lixeira? E acredite, boa parte desse desperdício começa em casa. Evitar que ele aconteça, além de ser um ato de conscientização ambiental, é consumir de maneira econômica e sustentável.

Afinal, quando entendemos a importância de cada ingrediente, fica claro que a natureza possui tudo aquilo que precisamos para viver bem, fornecendo os nutrientes essenciais para o nosso organismo. 

Vamos colocar as mãos na massa? Então, antes de pensar nas compras do mês, avalie quais alimentos são realmente necessários comprar.  

Evite o estoque de alimentos e compre somente o necessário, sem exageros. Os produtos frescos podem ser comprados semanalmente, assim, você evita jogar comida fora. 

Invista em produtos orgânicos, eles permitem a utilização total do alimento, como cascas, sementes e polpas. Além de serem naturais e livres de substâncias nocivas à saúde.  

Quer ver? As cascas de frutas e legumes possuem diversos nutrientes e podem resultar em chás deliciosos ou adubos para a sua horta caseira. Corte em pedaços pequenos as folhas do morango ou da cenoura, por exemplo, e utilize na plantação.

Congelar os alimentos também pode ser uma ótima alternativa para eles não pararem no lixo. Assim você aumenta a durabilidade dos alimentos e evita o desperdício.