sustentabilidade/biodiversidade/animais/repteis/lagartixa-de-parede/49

Biodiversidade

< Voltar

Lagartixa-de-parede
Hemidactylus mabouia | Moreau de Jonnès, 1818

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Caracterização: Espécie de pequeno porte possui corpo deprimido, membros desenvolvidos e cauda robusta. O comprimento varia de 2 a 14 cm. A coloração do dorso é acinzentada ou marrom, podendo apresentar faixas transversais mais escuras. Possuem olhos grandes sem pálpebras e dedos dilatados, que lhes permitem subir por paredes lisas. Possuem ainda, língua protrátil e podem mudar sua coloração com facilidade, dependendo da cor do substrato.

Distribuição: Ocorrem na América do Sul, África, Madagascar, Caribe e México. No Brasil, a espécie ocorre em todas as regiões.  

Habitat: Formações abertas à florestais. Sempre associada a ambientes antrópicos ou periantrópicos e comumente encontrada em frestas nas casas, sob a casca de árvores, troncos caídos e materiais de construção.  

Hábitos: Crepuscular e noturna, sendo facilmente, observada perto de fontes de luz. Passa boa parte do tempo imóvel, à espreita de suas presas, podendo se aproximar das mesmas lentamente para depois capturá-las com uma rápida mordida.  

Alimentação: Insetos e pequenos artrópodes.  

Reprodução: Ovípara, e se reproduz durante todo o ano. Os filhotes nascem com cerca de 2 cm de comprimento e atingem a maturidade sexual perto dos 5,5 cm.  

Na área da UFRA: Espécie registrada no meio natural apenas nos ambientes de Matas Exóticas e Várzeas com Herbáceas.