sustentabilidade/biodiversidade/animais/repteis/cagado-de-barbicha/33

Biodiversidade

< Voltar

Cágado de Barbicha
Phrynops geoffroanus | Schweigger, 1812

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Caracterização: É um cágado de carapaça achatada e de coloração tendendo do cinza esverdeada ao preto. A região central do casco é deprimida formando um sulco. O casco é bem achatado e o animal é de grande porte podendo atingir 70 centímetros. 

Distribuição: O cágado Phrynops geoffroanus é o quelônio que apresenta a mais ampla distribuição na região Neotropical. Ocorre praticamente em todo Brasil, da Amazônia até o Rio Grande do Sul. 

Habitat: Ambientes alagados, pequenos riachos, rios, lagos e lagoas perenes, brejos e charcos, ou seja, em todos os tipos de ambientes alagadiços. Ele pode percorrer por terra boas distâncias em busca de água. 

Hábitos: Diurno, em bordas de ambientes terrestres ou sobre pedras localizadas dentro dos ambientes aquáticos, podendo ser encontrado sozinho ou grupos. Seu baixo metabolismo permite que fique por muito tempo debaixo d´água. 

Alimentação: Sua dieta é omnívora; alimenta-se dentro d’água e apreciam muito peixes, anfíbios, pequenas aves e até carniça, podendo ingerir também plantas aquáticas e frutos. 

Reprodução: Ovípara, as fêmeas geralmente realizam duas posturas de ovos por ano, uma entre fevereiro e maio e a outra entre setembro e dezembro, nos períodos chuvosos. A ninhada consiste de 9 a 14 ovos, podendo alcançar até 32 ovos, cujo período de incubação é de aproximadamente 150 dias. 

Ameaça: Não é considerada uma espécie que esteja ameaçada ameaça de extinção. 

Na área da UFRA: Espécie considerada relativamente rara foi registrada apenas no macro-habitat de Matas Nativas Restauradas ao longo de cursos d’água e açudes.