sustentabilidade/biodiversidade/animais/mamiferos/sagui-de-tufos-pretos/89

Biodiversidade

< Voltar

Sagui-de-tufos-pretos
Callithrix penicillata | É. Geoffroy, 1812

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Caracterização: com uma mancha branca mediana na testa. Apresenta tufos pré-auriculares longos e negros. A pelagem tem coloração geral acinzentada e cauda com faixas transversais pretas e cinzas. Possui dorso com padrão estriado, pés e mãos, castanho avermelhado e castanho agrisalhado, coxa de cinza claro a castanho claro.

Distribuição: Ocorre em áreas do cerrado do Brasil central, sendo encontrado nos estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Maranhão e norte de São Paulo, ao norte dos rios Tietê Piracicaba.  

Habitat: As florestas semi-decíduas, secundária matas ciliares e regiões mais secas como cerrado.    

Hábitos: Visualizados sempre em bandos. Sua atividade principal é retirar parasitas entre os pelos é uma forma afetiva de laços com o grupo.   

Alimentação: Alimenta-se de pequenos invertebrados, formigas, cupins, frutas flores, néctar e seivas e resinas se árvores. Frutos de jerivá, buriti e magnólia.  

Reprodução: Apresenta duas gestações completas durante o ano, onde somente uma fêmea dominante pode procriar, sendo as demais inibidas fisiologicamente. Apos 150 dias de gestação nascem dois filhotes que mamam até os 6 meses depois de um ano e meio atingem a maturidade sexual.  

Na área da UFRA: Registrado no ambiente de Matas Nativas Restauradas.