sustentabilidade/biodiversidade/animais/mamiferos/morcego/90

Biodiversidade

< Voltar

Morcego
Carollia perspicillata | Linnaeus, 1758

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Caracterização: São morcegos de pequeno porte, 15 g. Com uma distinção de um apêndice nasal, conhecido como fosso nasal. As narinas são circundadas por uma dobra carnosa, apresentando estrutura cutânea semelhante a uma ferradura. O focinho e a língua são compridos. A ponta do queixo possui um sulco em “V”.

Distribuição: Ocorre nas regiões tropicais e subtropicais das Américas. Do México a Bolívia e sudeste do Brasil, América do Sul e Central. Em áreas do cerrado do Brasil central, sendo encontrado nos estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Maranhão e norte de São Paulo, ao norte dos rios Tietê Piracicaba.  

Habitat: As florestas pluviais, cerrado, caatinga e restinga. Costumam abrigarem-se cavernas, minas, túneis, bueiros, folhagens, ocos de árvores e edificações humanas.   

Hábitos: Visualizados sempre em bandos. Sua atividade principal é retirar parasitas entre os pelos é uma forma afetiva de laços com o grupo.   

Alimentação: Alimenta-se de pequenos invertebrados, artrópodes, formigas, cupins, frutas flores, néctar e seivas e resinas se árvores. Frutos de jerivá, buriti, magnólia. É um importante disseminador de sementes.  

Reprodução: Costumam reproduzir duas vezes por ano, mas com maior intensidade na estação chuvosa. Em geral tem apenas um filhote por gestação Apresenta duas gestações completas durante o ano, onde somente uma fêmea dominante pode procriar, sendo as demais inibidas fisiologicamente. Apos 150 dias de gestação nascem dois filhotes que mamam até os 6 meses depois de um ano e meio atingem a maturidade sexual.  

Na área da UFRA: Nos levantamentos realizados nas áreas das fazendas da Usina São Francisco, esta espécie de morcego apresentou ocorrência restrita às matas nativas e matas nativas restauradas e uma baixa frequência de observação. Foi encontrado apenas duas vezes, podendo ser considerado como espécie rara nas fazendas.