sustentabilidade/biodiversidade/animais/mamiferos/morcego-das-frutas/98

Biodiversidade

< Voltar

Morcego-das-frutas
Platyrrhinus lineatus | É. Geoffroy, 1810

Caracterização: Apresenta listas faciais e dorsais brancas; pelagem de coloração cinza escuro e marrom; orelhas arredondadas do mesmo tamanho da cabeça; folha nasal desenvolvida e lanceolada.

Distribuição: Está distribuído do sul da Califórnia e Arizona, bem como a planície costeira do Golfo do Texas , ao sul através do Panamá, para o norte da Argentina, e de leste a nordeste do Brasil. 

Habitat: Vive em florestas e abriga-se em grutas e também sob a folhagem densa da floresta, incluindo folhas de palmeiras. 

Hábitos: Geralmente pode ser encontrados empoleirados em pequenos grupos. Fêmeas com filhotes e fêmeas jovens são encontrado com um macho que defende seu grupo de 1 a 15 fêmeas de outros machos. Esses grupos geralmente permanecem juntos enquanto se alimentem. Esta espécie é ativa durante a noite. 

Alimentação: Em sua alimentação varia de frutas e insetos; em busca de insetos parece envolver uma inspeção rigorosa das folhas, assim são chamados inspetores de folhagem. 

Reprodução: Esses morcegos podem reproduzir durante o ano todo e a fêmea pode se tornar grávida, enquanto amamenta os filhotes da gravidez anterior. Geralmente gestações ocorrem a partir do início da estação seca, em julho até o final da estação chuvosa no início de março. As fêmeas tem um único filhote; a gestação dura 3,5 meses. 

Na área da UFRA: Nos levantamentos realizados nas áreas das fazendas da Usina São Francisco, esta espécie de morcego apresentou ocorrência restrita às matas nativas, e uma baixa freqüência de observação. Foi encontrado apenas uma vez, podendo ser considerado como espécie rara nas fazendas.