sustentabilidade/biodiversidade/animais/mamiferos/lontra/105

Biodiversidade

< Voltar

Lontra
Lontra longicaudis | Olfers, 1818

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Caracterização: Espécie com cerca de 65 cm de comprimento (podendo alcançar 80 cm) com 36 a 50 cm de cauda, machos maiores do que as fêmeas. Possui pelagem densa com coloração predominantemente marrom e garganta mais clara.

Distribuição: México, América Central e América do Sul até o Norte da Argentina. Ocorre em todo Brasil, exceto nas porções mais áridas da região Nordeste. 

Habitat: Vive em ambientes aquáticos, tanto de água doce (rios, lagos), quanto salgada (lagunas, baías, enseadas). Sua ocorrência está relacionada a presença de substratos duros, onde os animais encontram abrigo. 

Hábitos: Espécie solitária e semi-aquática, ativa tanto durante o dia como a noite. Locomove-se muito bem na água e abriga-se em tocas cavadas em margens de rios. 

Alimentação: Carnívora, alimentando-se principalmente de peixes e também de crustáceos, anfíbios, mamíferos e aves. 

Reprodução: O período de gestação é de 9 semanas, nascendo 3 a 4 filhotes. 

Na área da UFRA: Nos levantamentos realizados nas áreas da Usina São Francisco este mamífero apresentou uma ocorrência restrita às valetas de drenagem. É uma espécie rara dentro dessas fazendas, pois foi encontrada apenas 2 vezes. Espécie ameaçada de extinção, na categoria vulnerável.