sustentabilidade/biodiversidade/animais/mamiferos/jaguatirica/36

Biodiversidade

< Voltar

Jaguatirica
Leopardus pardalis | Linnaeus, 1758

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Caracterização: Espécie medindo entre 67 e 101 cm de com comprimento, com cauda proporcionalmente curta. Corpo esbelto e patas grandes, apresentando coloração básica do dorso extremamente variável, de cinza-amarelado bem pálido ou amarelo-claro a um castanho-ocráceo, com as mais diversas tonalidades intermediárias. Na região ventral a coloração é esbranquiçada, e as manchas negras tendem a formar rosetas abertas que coalescem formando bandas longitudinais nos lados.

Distribuição: Do sudoeste do Texas e do oeste do México até o norte da Argentina. No Brasil ocorre em todas as regiões, à exceção do sul do Rio grande do Sul.

Habitat: Cerrado, caatinga, pantanal, mas principalmente florestas tropicais e subtropicais, inclusive matas de galeria.

Hábitos: Espécie terrestre, solitária e predominantemente noturna, quando ocorre atividade diurna, esta é considerada no início da manhã e no final da tarde. A área de vida tem grande variação (de 0,76 a 50 Km²) dependendo do sexo e da característica do habitat.

Alimentação: Carnívora, baseando a sua dieta em pequenos vertebrados como roedores, marsupiais, aves, lagartos e serpentes.

Reprodução: O período de gestação dura 70-85 dias, nascendo 1 a 4 filhotes.

Na área da UFRA:  Registrado uma única vez no ambiente de Matas Nativas.