sustentabilidade/biodiversidade/animais/mamiferos/furao/4

Biodiversidade

< Voltar

Furão
Galictis vittata | Schreber, 1776

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Caracterização: Espécie muito semelhante a Galictis cuja, porém um pouco maior, com cerca de 55 cm de comprimento e mais 20 cm de cauda. Possui corpo alongado e pernas baixas, com garganta, ventre, face e membros pretos, separados do dorso acinzentado por uma faixa branca que se estende da testa aos ombros.

Distribuição: Do Sul do México ao Norte do Brasil, incluindo Peru e Bolívia. 

Habitat: Áreas modificadas pela ação do homem, campos cerrados, cerradão, cerrado, matas, matas de palmeiras e locais com vegetação secundária. 

Hábito: Espécie crepuscular e noturna, sendo avistada em grupos de 3 ou 4 indivíduos. É extremamente ágil e rápido, e costuma se abrigar em tocas abandonas, forrageando principalmente o solo. 

Alimentação: Essencialmente carnívora, alimenta-se de pequenos mamíferos, aves e seus ovos, répteis, anfíbios, e insetos, mas às vezes pode comer frutas. 

Reprodução: O período de gestação dura 3 meses, nascendo 2 a 4 filhotes. 

Na área da UFRA: Durante as campanhas de levantamentos o furão só foi encontrado em várzeas com herbáceas, apresentando uma distribuição espacial muito restrita. Foi identificado apenas uma vez, podendo ser considerado como uma espécie rara nas áreas das fazendas.