sustentabilidade/biodiversidade/animais/mamiferos/cutia/5

Biodiversidade

< Voltar

Cutia
Dasyprocta aguti | Linnaeus, 1766

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Caracterização: Espécie com cerca de 50 a 60 cm de comprimento. Apresenta pelo áspero, de cor vermelho-amarelado, e pernas relativamente altas, sendo que as traseiras são ainda mais que as dianteiras, tornando-as boas saltadoras.

Distribuição: América do Sul, do Leste Andino à Bolívia, Leste de São Paulo, Mato Grosso, Argentina e Paraguai.  

Habitat: Florestas pluviais, semideciduais, cerrados e caatingas, geralmente com distribuição associada à cursos d’água.  

Hábito: Espécie terrestre, diurna ou crepuscular, sendo mais ativas no início da manhã e no final da tarde. Vivem em pares permanentes e sua área de vida é de aproximadamente 2 a 3 hectares, com locais fixos para dormir, áreas de alimentação e trilhas marcadas. 

Alimentação: Herbívora, alimentando-se de frutas, raízes, sementes e várias plantas suculentas. 

Reprodução: O período de gestação é de 105 a 120 dias, com o nascimento de 1 a 3 filhotes. 

Na área da UFRA: Este mamífero foi identificado nas várzeas com herbáceas, nas matas nativas restauradas, nas matas mistas em regeneração e nas matas nativas. Sua preferência de ocorrência foi nas matas mistas em regeneração, onde foi encontrada um maior número de vezes. É uma espécie pouco freqüente, pois foi identificada apenas 4 vezes. É uma espécie ameaçada de extinção, na categoria vulnerável.