Biodiversidade
Urubu-comum ou Urubu-de-cabeça-preta
Coragyps atratus | Bechstein, 1793
Caracterização: Espécie de grande porte, com cerca de 62 cm de comprimento. Possui cabeça e pescoço nus e cor cinza-escuro e plumagem do corpo preta, exceto as penas das pontas das asas, de extremidade branca. O filhote possui plumagem branca.
Distribuição: Da América do Norte até a Argentina, Chile e Brasil.
Habitat: Principalmente ambientes antropizados, evitando florestas densas.
Hábitos: Espécie diurna, ativa já de madrugada e ainda no crepúsculo. Voa pesadamente, alternando algumas rápidas batidas de asa com o planeio, no qual é mestre.
Reprodução: Deposita 2 ovos em ninho que consistem em ramos amassados que podem ser encontrados em penhascos da afloramentos calcários e no chão, no meio de samambaias.
Na área da UFRA: Esta é uma das espécies mais frequentes na Usina São Francisco. Foi visualizada 130 vezes. Apresenta uma ampla distribuição espacial, podendo ser encontrada nos canaviais orgânicos, nas matas exóticas, nas várzeas com herbáceas, nas várzeas com matas ciliares, nas matas nativas restauradas, nas matas mistas em regeneração, nas matas nativas, nas valetas de drenagem, nas matas em regeneração espontânea e no campo em regeneração espontânea.