sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/uru/229

Biodiversidade

< Voltar

Uru
Odontophorus capueira | Spix, 1825

Vocalização

1 / 2

Caracterização: Espécie de pequeno a médio porte, com cerca 24 cm de comprimento. Possui coloração pardo-acinzentada e apresenta um topete.  

Distribuição: Do Ceará ao Rio Grande do Sul e sudeste de Mato Grosso do Sul; também no Paraguai e na Argentina. 

Habitat: Matas e capoeiras sombrias.

Hábitos: Espécie diurna e terrestre, evitando voar e, conforme a situação, deitando-se no solo para se esconder. Anda em grupos, podendo o mesmo ser composto por alguns casais ou famílias (pais e filhotes crescidos da última ninhada). Tais grupos, que defendem seu território de outros vizinhos, continuam unidos mesmo quando uma fêmea choca.

Alimentação: Essencialmente frugívora, tendo especial predileção por bagas de caruru; mas também come pinhões caídos no solo da mata.

Reprodução: Há posturas de mais de 12 unidades, e pode acontecer de mais de uma fêmea depositar no mesmo ninho. Nidifica no solo, às vezes dentro de um buraco (de tatu, por exemplo), confeccionando, em todo caso, uma construção de folhas secas que se apresenta como uma toca de entrada lateral de sólido teto.

Na área da UFRA: Nos estudos realizados nas áreas da Usina São Francisco, esta espécie de ave apresentou uma distribuição restrita às matas . É considerada rara, pois seu registro total de ocorrência foi considerado baixa.