sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/tiziu/283

Biodiversidade

< Voltar

Tiziu
Volatinia jacarina | Linnaeus, 1766

Caracterização: Espécie de pequeno porte, com cerca de 11,5 cm de comprimento. O macho é preto-brilhante; a fêmea e o juvenil são marrom-oliváceo na parte superior, amarelo-amarronzado na inferior, com o peito e laterais estriados de escuro.

Distribuição: Todos os países da América do Sul. 

Habitat: Todos os tipos de paisagens abertas, tais como capinzais altos, áreas agrícolas, ao redor de habitações, terrenos abandonados em cidades, etc.

Hábitos: Espécie diurna, vive aos pares durante o período reprodutivo, porém, fora deste, reúne-se em grupos que podem chegar a dezenas de indivíduos. Nestas situações, freqüentemente mistura-se a outras espécies de pássaros que alimentam-se de sementes.

Alimentação: Herbívora, predominantemente granívora.

Reprodução: Deposita de 1 a 3 ovos em ninho com formato de uma xícara fina e profunda, construído sobre gramíneas.

Na área da UFRA: O Tiziu esteve presente nos levantamentos realizados, pois foi encontrado 57 vezes. Sua distribuição espacial é bem ampla, estando presente em: canaviais orgânicos, várzeas com herbáceas, várzeas com matas ciliares, matas nativas restauradas, matas mistas em regeneração, matas nativas, valetas de drenagem, matas em regeneração espontânea e campo em regeneração espontânea.