sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/tie-preto/264

Biodiversidade

< Voltar

Tiê preto
Tachyphonus coronatus | Vieillot, 1822

Caracterização: Espécie com cerca de 17,7 cm, 29 g. Ave típica do sudeste do Brasil; parte superior da cabeça com uma mancha escarlate, em sua parte central que permanece escondida, quando não é eriçada.

Distribuição: Ocorre do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul e sul do Mato Grosso do Sul, Paraguai e Argentina. 

Habitat: Ave típica do sudeste do Brasil, vive nos arredores de matas e capoeirões.

Hábitos: Pode ser visto isolado, em pares, grupos de 3 ou 4 indivíduos ou mesmo em bandos maiores. Espécie de hábitos florestais, o tiê preto é visto com mais frequência ao visitar árvores frutífera. É uma ave agitada, que frequenta a folhagem de arbustos e de árvores movimentando-se ativamente em busca de alimento.

Alimentação: Alimenta-se de frutos, sementes, flores e insetos, colhidos nas árvores a partir da altura média até o topo. Frequenta comedouros com frutas.

Reprodução: O ninho, em forma de tigela, é confeccionado com ramos, cipós e folhas, forrado internamente com finas raízes. Seu diâmetro externo tem 11 a 13 cm, sendo colocado na vegetação a menos de 2 metros de altura. Os ovo, 2 ou 3, são róseos com manchas vermelhas e marrons, ou mesmo pretas, e medem 22 por 17 milímetros.

Na área da UFRA: Esta espécie de ave apresentou uma baixa frequência de ocorrência, considerada rara, pois foi encontrado apenas 4 vezes. O habitat de maior ocorrência desta ave foi o de matas nativas restauradas, nas matas exóticas, nas várzeas com herbáceas.