sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/tesourinha/262

Biodiversidade

< Voltar

Tesourinha
Tachornis squamata | Cassin, 1853

Caracterização: Espécie de pequeno porte, com cerca de 13 cm de comprimento. Espécie bem delgada, de cauda longa, profundamente bifurcada, geralmente mantida fechada durante o voo, partes superiores escuras com penas marginadas de creme e partes inferiores branco-acinzentadas.

Distribuição: Das Guianas e Venezuela ao Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Bahia.

Habitat: Palmeiras que possuam folhas em leque, sobretudo o buriti e o miriti. Acompanham toda a área de ocorrência dessas árvores, aproveitando-se também da carnaúba e de palmeiras exóticas que tenham o mesmo tipo de palma.

Hábitos: Espécie diurna, geralmente encontrados em pares ou bandos, que se instalam em uma só palmeira, passando a noite e nidificando nas bordas desta.

Alimentação: Carnívora, alimenta-se principalmente de insetos que apanham em pleno voo.

Reprodução: Deposita 2 ovos em ninho fixado lateralmente, por saliva, às nervuras das folhas de palmeira, sendo que este consiste em um chumaço de penas macias e frouxas, mais estreito em cima e largo e aberto na parte inferior onde situa-se o acesso.

Na área da UFRA: Nos estudos realizados nas áreas da Usina São Francisco, esta ave apresentou uma distribuição espacial restrita às várzeas com herbáceas. Como foi encontrada apenas duas vezes, é considerada rara dentro destas fazendas.