sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/tesourao-ou-beija-flor-tesoura/188

Biodiversidade

< Voltar

Tesourão ou Beija-flor-tesoura
Eupetomena macroura | Gmelin, 1788

Caracterização: Espécie de pequeno porte, com cerca de 18 cm de comprimento. Uma das maiores espécies de beija-flores, pode ser reconhecida pela cauda bifurcada, que representa quase 2/3 de seu tamanho total. Possui cabeça e pescoço azuis e restante da plumagem verde-escura brilhante.

Distribuição: Em todo Brasil, exceto em certas regiões da Amazônia. 

Habitat: Capoeiras, jardins, quintais, pomares, cidades e em outras áreas abertas.

Hábitos: Espécie diurna e solitária, muito agressiva durante as suas horas de maior atividade. Está entre as pouquíssimas aves que possuem a capacidade de hibernar, assim como as demais espécies de beija-flores.

Alimentação: Principalmente néctar, alimentam-se quase que exclusivamente em voo. Também alimentam-se de insetos e aranhas.

Reprodução: Deposita 2 ovos em ninho com forma de tigela, construído num galho horizontal e tecido com raízes e teias de aranha, ornado por fora com liquens.

Na área da UFRA: Esta espécie de beija-flor apresentou nos estudos realizados na Usina São Francisco, uma ampla distribuição espacial, podendo ser encontrada nos canaviais orgânicos, nas várzeas com herbáceas, nas várzeas com matas ciliares, nas matas nativas restauradas, nas matas mistas em regeneração, nas matas nativas, nas matas em regeneração espontânea e no campo em regeneração espontânea. Uma espécie mediamente freqüente, pois foi encontrada 22 vezes.