Biodiversidade
Suindara ou Coruja-de-igreja
Tyto alba | Scopoli, 1769
Caracterização: Espécie de médio a grande porte, com cerca de 37 cm de comprimento e 90 cm de envergadura. Sua estatura é delgada e seu colorido é bem claro, com longas penas brancas manchadas de cinza e disco facial em forma de coração, ao contrário de outras corujas que possuem redondo. Seus olhos, adaptados à pouca luz, desaparecem numa fenda longitudinal de penas.
Distribuição: Da América do Sul até a Terra do Fogo e em todo Brasil.
Habitat: cerrado e em outras regiões semi-abertas próximas a habitações humanas.
Hábitos: Espécie noturna, ativa desde o pôr-do-sol. Quando amedrontada e sem poder fugir, joga-se de barriga para cima, enfrentando o perigo com as poderosas garras que lança para frente.
Alimentação: Carnívora, alimenta-se de pequenos vertebrados: roedores, marsupiais, morcegos, anfíbios, répteis e pequenas aves.
Reprodução: Deposita de 2 a 10 ovos em ninho de restos vegetais e bolinhas secas regurgitadas, construído em sótãos de casas velhas, forros e torres de igreja, pombais e grutas.
Na área da UFRA: Esta espécie é considerada rara dentro dessas áreas, pois foi encontrada apenas uma vez. Sua ocorrência ficou restrita às valetas de drenagem.