Biodiversidade
Soldadinho
Antilophia galeata | Lichtenstein, 1823
Caracterização: Espécie de pequeno porte, com cerca de 14 cm de comprimento. Possui tufo frontal e pela cauda longa. A fêmea é verde escura com topete apenas esboçado. Quando vocaliza nas cerimônias dirigi o topete cobrindo o bico. É de índole extremamente briguenta.
Distribuição: Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Goiás, oeste de Minas Gerais, Paraná e Paraguai e São Paulo.
Habitat: Mata de galeria, capões, mata em terreno pantanoso e buritizais.
Hábitos: Quando vocaliza nas cerimônias dirigi o topete cobrindo o bico. É de índole extremamente briguenta.
Alimentação: Pequenos frutos e insetos, normalmente capturados de um metro do chão até o alto das árvores.
Reprodução: Reproduz de julho a novembro. É comum nesta família a exibição nupcial, feita de penas coloridas, passos, saltos e acrobacias dos machos. Ele acasala-se com pelo menos uma fêmea e mantém-se no território de reprodução durante todo o ciclo. O choco e o cuidado com a prole é tarefa da mãe, que também constrói o ninho na área dele. Apesar disso, o macho está sempre ativo, por perto, e até afastando os concorrentes. São dois ovos por estação. Até os filhotes crescerem e abandonarem o ninho, leva cerca de 5 meses. Deposita seus ovos em ninho fechado com entrada lateral, construídos no chão.
Na área da UFRA: Esta ave é considerada pouco freqüente sendo encontrada nas fazendas da Usina São Francisco nas Matas Mistas e em Regeneração.