sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/soco-boi/344

Biodiversidade

< Voltar

Socó-boi
Tigrisoma lineatum | Boddaert, 1783

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Caracterização: Espécie de grande porte, com cerca de 93 cm de comprimento. A plumagem adulta é caracterizada pelo pescoço castanho e costas pardo-acinzentado, manchadas de marrom-escuro; possui um bico bastante longo. O socó-boi jovem possui bico relativamente curto e plumagem amarela-clara com faixas transversais negras, com garganta e ventre brancos.

Distribuição: Da América Central à Bolívia e Argentina e em todo o Brasil. 

Habitat: Áreas úmidas, como brejos, pântanos e veredas e também regiões florestais.

Hábitos: Espécie diurna, aquática e solitária. Fica em pé dispondo as asas horizontalmente viradas para cima, atitude que provavelmente serve para regular sua temperatura corpórea.

Alimentação: Carnívora, alimentando-se de peixes, insetos aquáticos (incluindo suas larvas), caranguejos, moluscos, anfíbios e répteis.

Reprodução: Deposita 1 a 2 ovos em ninho construído no alto de árvores. A procriação procede geralmente no início ou no fim da estação seca, quando o alimento para as aves aquáticas é normalmente mais farto.

Na área da UFRA: Esta ave apresentou uma média distribuição espacial, estando presente nas várzeas com herbáceas, nas várzeas com matas ciliares e nas valetas de drenagem. Considerada pouco freqüente, pois seu registro de ocorrência foi de apenas 7 vezes.