sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/seriema/153

Biodiversidade

< Voltar

Seriema
Cariama cristata | Linnaeus, 1766

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Vocalização

1 / 2

Caracterização: Espécie de grande porte, com cerca de 90 cm de comprimento. Trata-se de uma ave pernalta de asas largas e cauda longa, de plumagem cinzenta com ligeira tonalidade parda ou amarelada e feixe de penas eriçadas na base do bico, o qual é forte e vermelho como as pernas.

Distribuição: Da Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia ao Brasil central e oriental até o oeste do Mato Grosso, sul do Pará e no Maranhão. 

Habitat: Cerrado, campos sujos ou planaltos descampados. O desmatamento progressivo contribui para expandir seus domínios na medida em que proporciona novas áreas de habitat favorável. 

Hábitos: Espécie diurna e terrestre, quando perseguida chega a atingir de 40 até 70 km/h antes de levantar voo, fazendo-o apenas em último caso. Anda em casais ou em pequenos grupos, que se empoleiram no altos das árvores e repousam durante o dia deitados no solo.  

Alimentação: Carnívora, alimentando-se de gafanhotos e outros artrópodes, roedores, calangos, lagartixas e outros animais pequenos, inclusive cobras. 

Reprodução: Deposita de 2 a 4 ovos em ninho de porte razoável, de gravetos e galhos frágeis, forrado ao fundo com estrume de gado ou folhas secas, construído sobre árvores, e localizados a 4-5 m do solo.  

Na área da UFRA: Esta espécie é considerada frequente dentro das áreas estudadas. Sua distribuição espacial dentro das áreas estudadas ficou restrita às matas nativas e às valetas de drenagem.