sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/sanhaco-do-coqueiro/265

Biodiversidade

< Voltar

Sanhaço-do-coqueiro
Tangara palmarum | Wied, 1823

Caracterização: Espécie com cerca de 18 cm. É inconfundível pelo colorido inteiramente esverdeado com o dorso cambiando para o cinzento-sépia, é muito ligado a presença de palmeiras.

Distribuição: Ocorre da Costa Rica e Norte da América do Sul à Bolívia, Paraguai e Rio Grande do Sul.  

Habitat: Orla de mata, capoeira aberta, campos com árvores isoladas, cerradões, capões de mata podendo ser encontrado em matas secundárias e em processo de reflorestamento.

Hábitos: Muito ativo, vive em casais e pequenos grupos. Está sempre movimentando-se nas horas frescas do dia, lançando-se em vôos longos sobre os rios ou áreas abertas.

Alimentação: Caça insetos no meio das folhas, às vezes ficando de cabeça para baixo nessa busca. Também apanha insetos em voo, especialmente cupins e formigas aladas. Além de insetos, complemente a dieta com néctar e frutos, especialmente da embaúba. Costuma frequentar comedouros com frutas.

Reprodução: O ninho em forma de taça, escondido no meio da folhagem densa ou então nas bainhas foliares de palmeiras. Utilizam folhas largas e secas, revestindo externamente com fibras vegetais Os ovos, em geral 2, são cremes ou brancos com manchas cinzas, pardas ou negras e são incubados pela fêmea durante 14 dias.

Na área da UFRA: Espécie presente nas fazendas da UFRA em Matas Nativas Restauradas, Matas em Regeneração Espontânea, Matas Nativas.