sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/saira-viuva/241

Biodiversidade

< Voltar

Saíra viúva
Pipraeidea melanonota | Vieillot, 1819

Caracterização: Espécie com cerca de 15 cm. É inconfundível pelo brilhante azul claro do alto da cabeça, pela máscara negra e pelo amarelo

Distribuição: Ocorre da Bahia e Minas Gerais ao Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, Paraguai, seguindo as encostas dos Andes, ao noroeste do Amazonas e Venezuela.  

Habitat: Habita florestas, restingas e às vezes as paisagens semi- abertas.

Hábitos: Vive aos casais na copa da mata, frequenta também restinga. Fazem parte do grande número de pássaros que se reúnem nas árvores frutíferas se destacando pelo seu colorido.

Alimentação: Alimenta-se de frutos e insetos que são colhidos no topo das árvores, no tronco e nos galhos. Capturam borboletas através de voo curto e rápido em pleno ar.

Reprodução: O ninho é confeccionado com musgo, a cerca de 15 a 20 metros de altura, escondido entre epífitas, sobre um ramo de árvore

Na área da UFRA: Esta espécie de ave apresentou uma baixa frequência de ocorrência, considerada rara, pois foi encontrado apenas 1 vez. O habitat de maior ocorrência desta ave foi o de matas exóticas.