Biodiversidade
Saíra-de-chapéu-preto
Nemosia pileata | Boddaert, 1783
Caracterização: Espécie de pequeno porte, com cerca de 13 cm de comprimento. O macho apresenta a cabeça e os lados do pescoço pretos, os quais são cinza-azulados na fêmea.
Distribuição: Das Guianas e Venezuela através da Amazônia campestre ao nordeste e leste do Brasil até São Paulo e Rio Grande do Sul. Ocorre também na Bolívia, Paraguai e Argentina.
Habitat: Regiões com vegetação arbórea rala como caatinga, cerrado, etc.
Hábitos: Espécie diurna, vive em pequenos grupos com cerca de 6 indivíduos e junta-se a bandos mistos formados por outras espécies de saíras e de pequenos pássaros que se alimentam de insetos.
Alimentação: Carnívora, predominantemente insetívora.
Reprodução: Deposita seus ovos em ninho transparente mas resistente, bem fixado com teias de aranha, construído em posição elevada em árvores do cerrado.
Na área da UFRA: Espécie considerada pouco freqüente, pois seu registro de ocorrência foi de apenas 14 vezes. Esteve presente nas matas exóticas, nas várzeas com herbáceas, nas matas mistas em regeneração, nas matas nativas, nas valetas de drenagem e no campo em regeneração espontânea. Uma grande distribuição entre os habitats estudados.