Biodiversidade
Sabiá-laranjeira
Turdus rufiventris | Vieillot, 1818
Vocalização
Caracterização: Espécie de pequeno a médio porte, com cerca de 25 cm de comprimento. É parda com intensa cor ferrugínea-laranja na barriga, menos vistosa em plumagem envelhecida.
Distribuição: Brasil oriental e central, do Maranhão ao Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, e também Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.
Habitat: Mata, parques, quintais e até dentro dos centro de cidades quando há alguma arborização.
Hábitos: Espécie diurna, vive solitária ou aos pares, pulando no chão. Em regiões mais secas é, de certa forma, restrito a áreas próximas à água. Torna-se um tanto inquieta à tardinha, voando em redor da área onde pretendem dormir, emitindo vozes de chamada e advertência.
Alimentação: São onívoros, alimentando-se de coquinhos de várias palmeiras e de diversos artrópodes.
Reprodução: Deposita de 2 a 3 ovos em ninho que consiste em uma tigela funda de paredes grossas, feito de raízes, outras partes vegetais e musgos, reforçadas por barro.
Na área da UFRA: Nos estudos realizados nas áreas da Usina São Francisco, esta ave apresentou uma distribuição espacial restrita às várzeas e matas. Como foi encontrada apenas nove vezes, é considerada rara dentro destas fazendas.