sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/rolinha-branca/168

Biodiversidade

< Voltar

Rolinha branca
Colombina picui | Temminck, 1813

Caracterização: Espécie com cerca de 16 cm de comprimento. Inconfundível por uma grande área na asa e partes laterais da cauda brancas, alta da asa atravessada por uma faixa azul negra brilhante.

Distribuição: Ocorre da Colômbia à Bolívia, Chile, Argentina e Uruguai, Brasil, ocidento-meridional e nor-oriental. 

Habitat: Vive em casais ou pequeno grupo no campo com árvores esparsa e também nas cidades, em certas regiões.

Hábitos: É comum em regiões semi-abertas, capoeiras, beiras de matas mesófilas, matas secas, cerrados, plantações, campos e pastos sujos. Aparece nas proximidades da orla marítima nos campos litorâneos.

Reprodução: No período reprodutivo, constrói a pequena plataforma de galhos ma ajambrados característica da família. Os machos cantam intensamente e o som produzido é origem do seu segundo nome comum, também originário do nordeste Dois ovos são postos, chocados pelo casal, que alimenta os filhotes até depois de sua saída do ninho. O casal constrói um ninho pequeno, que pode lembrar ninho de pomba; às vezes uma fêmea desova em ninho alheio. Os ovos são verde uniforme.

Na área da UFRA: Esta espécie é considerada rara dentro das fazendas estudadas, pois foi encontrado apenas oito vezes. O encontro desta ave ficou restrito ao canaviais orgânicos entre outros habitats.