Biodiversidade
Rabo-branco-de-sobre-amarelo
Phaethornis pretrei | Lesson & Delattre, 1839
Caracterização: Espécie de pequeno porte, com cerca de 15 cm de comprimento. Sua cauda é longa, regularmente graduada e margeada de branco, com penas superiores de cor canela; dorso bronzeado e mais escuro na cabeça, base da mandíbula vermelha, garganta esbranquiçada e lista preta passando pelos olhos.
Distribuição: Goiás, Mato Grosso e do Maranhão ao Rio Grande do Sul.
Habitat: Jardins, quintais floridos, mata e cerradão.
Hábitos: Espécie diurna e solitária, muito agressiva durante as suas horas de maior atividade. Está entre as pouquíssimas aves que possuem a capacidade de hibernar, assim como as demais espécies de beija-flores.
Alimentação: Principalmente néctar, alimentam-se quase que exclusivamente em voo. Também alimentam-se de insetos e aranhas.
Reprodução: Deposita 2 ovos em galerias, grutas e abrigos pouco profundos, às vezes, sob pontes e pontilhões de madeira ou cimento e até mesmo em outros locais mais sossegados. Somente a fêmea cuida da construção do ninho, da incubação e dos filhotes.
Na área da UFRA: Esta ave apresentou uma média distribuição espacial, estando presente nas matas mistas em regeneração, nas matas nativas e nas matas em regeneração espontânea. Considerada pouco freqüente, pois seu registro de ocorrência é de apenas 5 vezes.