sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/quiriquiri/297

Biodiversidade

< Voltar

Quiriquiri
Falco sparverius | Linnaeus, 1758

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Caracterização: De pequeno a médio porte, com cerca de 25 cm de comprimento. É um dos menores falcões, inconfundível pelo desenho característico que ostenta na cabeça – duas faixas verticais laterais e duas nódoas nucais pretas. O macho tem cauda e costas uniformes ferrugíneas, com asas cinzentas e penas da cauda com larga faixa negra e extremidade branca; a fêmea possui asas e costas ferrugíneas manchadas de preto e cauda com inúmeras listras negras.

Distribuição: Do Norte do Alasca até Terra do Fogo e em todo Brasil, exceto em florestas.

Habitat: Regiões campestres e quase desérticas.

Hábitos: Espécie diurna costuma empoleirar em postes e fios telefônicos e peneira ocasionalmente.

Alimentação: Carnívora, alimentando-se de lagartixas e grandes insetos como gafanhotos; às vezes também apanha camundongos e pequenas cobras e, no crepúsculo, tenta capturar morcegos.

Reprodução: Depositam de 2 a 3 ovos em ocos de árvores, cavidades feitas por pica-paus, buracos em barrancos e até em cupinzeiros.

Na área da UFRA: Esta espécie de ave apresentou nas áreas da UFRA, uma restrita distribuição espacial. Foi encontrada apenas nos canaviais e nas valetas de drenagem. Considerada rara, pois seu registro de ocorrência foi de apenas 3 vezes.