sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/quero-quero/348

Biodiversidade

< Voltar

Quero-quero
Vanellus chilensis | Molina, 1782

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Caracterização: Espécie de médio porte, com cerca de 37 cm de comprimento. Possui faixa preta do pescoço ao peito, penas longas na região posterior da cabeça e desenho preto, branco e cinzento na plumagem, além de um esporão pontudo, ósseo, com 1 centímetros de comprimento no encontro das asas. Sua íris e pernas são avermelhadas.

Distribuição: Da América Central até a Terra do Fogo e em todo o Brasil. 

Habitat: Banhados e pastagens, geralmente de água.

Hábitos: Espécie diurna e terrestre vive aos pares ou em grupos pequenos, sendo encontrada com freqüência andando no chão.

Alimentação: Carnívora, alimentando-se de insetos, pequenos crustáceos, moluscos e outros artrópodes que se encontram na terra.

Reprodução: Deposita de 3 a 4 ovos em pequenas depressões no chão.

Na área da UFRA: Esta é uma espécie de ave freqüente, pois foi visualizada 76 vezes. Apresenta também uma ampla distribuição espacial, sendo encontrada em todos os habitats estudados. Ou seja, os canaviais orgânicos, as matas exóticas, as várzeas com herbáceas, várzeas com matas ciliares matas nativas restauradas, matas mistas em regeneração, matas nativas, valetas de drenagem, matas em regeneração espontânea e campo em regeneração espontânea.