sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/pomba-galega-ou-pocacu/233

Biodiversidade

< Voltar

Pomba-galega ou Pocaçu
Patagioenas cayennensis | Bonnaterre, 1792

Caracterização: Espécie de médio porte, com cerca de 32 cm de comprimento. Possui plumagem cor vinho no alto da cabeça, pescoço, costas e peito, e o restante do corpo é cinza-azulado, com reflexos metálicos na nuca e penas da cauda pardo-claras.

Distribuição: Do México à Argentina e Uruguai e em todo o Brasil. 

Habitat: Orla da mata e nas margens dos rios.

Hábitos: Espécie diurna, vive solitária ou aos pares, associando-se em bandos fora da época da reprodução. Pousa no alto das árvores, geralmente em locais bem visíveis.

Alimentação: Herbívora, mais especificamente granívora e frugívora, alimentando-se de grãos, sementes, frutas e vegetais.

Reprodução: Deposita um ovo ninho frágil de gravetos, em formato de plataforma, localizado à pouca altura, em emaranhados de vegetação e palmeiras com espinhos.

Na área da UFRA: Esta espécie de pomba é pouco freqüente, foi encontrada 14 vezes em todos os levantamentos que foram realizados. Sua distribuição espacial foi ampla, pois foi encontrada em 8 dos 10 habitats estudados. Estes habitats foram, as matas exóticas, as várzeas com herbáceas, as várzeas com matas ciliares, as matas mistas em regeneração, as matas nativas, as valetas de drenagem, as matas em regeneração espontânea e o campo em regeneração espontânea.