sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/policia-inglesa-do-sul/311

Biodiversidade

< Voltar

Polícia-inglesa-do-sul
Leistes superciliaris | Vieillot, 1817

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Caracterização: Mede 18 cm de comprimento. A plumagem do macho é negra na parte superior. O vermelho das coberteiras superiores apresenta pequenas das asas destaca-se em voo, quando a ave é vista por trás, tem uma nítida faixa pós-ocular branca. A fêmea é no campo indistinguível da forma do norte, ou seja, é parda, o peito com vestígio de vermelho, larga faixa supra-ocular creme.

Distribuição: Ocorre da Argentina ao sul do Peru e em quase todo o Brasil extra-amazônico. 

Habitat: Habita o varjão e os campos úmidos de vegetação rasteira. Aprecia áreas desmatadas e invade campos de cultura, aeroportos, aterros.

Hábitos: Amiúde em voo, desce pairando, de asas e cauda bem abertas. No solo anda de postura ereta. Utiliza a técnica de espaçar os seus alimentos.

Alimentação: Sua dieta consiste, além de sementes e insetos, também brotos de plantas herbáceas.

Reprodução: O ninho é uma cestinha aberta, no chão, escondido por baixo do capim. Os ovos são de forma alongada e de casca bem grossa.

Na área da UFRA: Nos estudos realizados nas áreas da UFRA, esta espécie de ave apresentou uma restrita distribuição espacial. Foi encontrada apenas nas várzeas com herbáceas. Considerada pouco frequente, pois seu registro de ocorrência foi de apenas 8 vezes.