Biodiversidade
Pica-pauzinho-anão
Veniliornis passerinus | Linnaeus, 1766
Caracterização: Espécie com cerca de 15 cm. Menor espécie do gênero, distinguível pelas coberteiras superiores das asas salpicadas de amarelo.
Distribuição: Ocorre da Venezuela à Bolívia ao Paraguai e Brasil amazônico e central até o oeste do Paraná e interior do nordeste.
Habitat: Vivem em áreas abertas, clareiras e bordas de mata seca, caatinga, cerrados, matas de galeria, de várzea e de terra firme. Encontrado também em mata secundária, mata ripária com bambu, mangues e zonas rurais, pastos e campos.
Hábitos: Encontrado solitário, aos pares ou grupos familiares. Muito ariscos movimentam-se rapidamente pelas copas ao perceberem qualquer movimento estranho.
Alimentação: Caça insetos. o macho e a fêmea costumam estar próximos nos deslocamentos para busca de alimentação. Acompanham bandos mistos na mata, explorando os troncos e apanhando insetos sob a casca.
Reprodução: Seu período reprodutivo vai de julho a novembro. Nidificam em colmos de bambu, palmeiras ou galhos secos, onde põe seus ovos brancos e brilhantes.
Na área da UFRA: Essa espécie de pica-pauzinho frequenta, sobretudo, os habitats de Matas Nativas, Matas Nativas Restauradas e Várzeas com Matas Ciliares.