sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/pica-pau-de-topete-vermelho/149

Biodiversidade

< Voltar

Pica-pau-de-topete-vermelho
Campephilus melanoleucos | Gmelin, 1788

Vocalização

1 / 2

Caracterização: Espécie de médio porte, com cerca de 31 cm de comprimento. Possui garganta, pescoço anterior de coloração preta uniforme, barriga barrada e um "V" branco nas costas.

Distribuição: Do Panamá à Bolívia, Paraguai, Argentina e Brasil centro meridional até o Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. 

Habitat: Ocorre em mata rala de regiões campestres, florestas de galeria e palmais.

Hábitos: Espécie diurna recolhe-se cedo para dormir e começa tarde suas atividades. Dorme sempre em ocos, onde também se abriga de chuvas pesadas. É solitária e agressiva.

Alimentação: Essencialmente carnívora, alimentando-se de larvas de insetos, sobretudo de besouros, formigas e cupins e também frutas como o mamão e a laranja.

Reprodução: Deposita de 2 a 4 ovos em cavidade elaborada pelo casal na madeira de árvores mortas, na face que se inclina para o solo, o que facilita a proteção contra a chuva e a defesa da entrada. Esta corresponde exatamente ao tamanho do seu corpo; o fundo da câmara é coberto por uma fina camada de serragem. Ambos os sexos revezam-se no choco.

Na área da UFRA: Esta ave é considerada rara dentro das áreas estudadas, pois foi encontrada apenas 3 vezes. Sua distribuição espacial apresentou-se restrita às matas mistas em regeneração e às matas nativas.