Biodiversidade
Periquitão-maracanã
Aratinga leucophthalma | Statius Muller, 1776
Caracterização: Espécie de médio porte, com cerca de 32 cm de comprimento. Possui coloração verde, com os lados do pescoço e da cabeça oval com algumas penas vermelhas e asas com uma área avermelhada e porção inferior amarela, o que chama muito a atenção durante o voo. Apresenta região ao redor dos olhos nua e branca e íris laranja.
Distribuição: Das Guianas à Argentina e em quase todo o Brasil.
Habitat: Orla da mata.
Hábitos: Espécie diurna, associa-se em bandos compostos por cerca de 30 aves ou mais e dormem coletivamente em variados lugares; os casais, no entanto, nidificam isoladamente. Desloca-se velozmente, às vezes intercalando séries de rápidas batidas de asa e voo de asas fechadas. Gosta de banhar-se na chuva.
Alimentação: Herbívora, mais especificamente frugívora.
Reprodução: Deposita seus ovos em troncos ocos e, às vezes, em grutas calcárias (Mato Grosso) e em paredões rochosos. A fêmea, encarregada da tarefa de chocar os ovos, é visitada e alimentada pelo macho na câmara incubatória.
Na área da UFRA: Esta espécie de periquito foi encontrada apenas nas matas exóticas, o que representa uma restrita distribuição espacial. Considerada rara nessas áreas, pois seu registro de ocorrência foi de apenas uma vez.