sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/papagaio-verdadeiro/123

Biodiversidade

< Voltar

Papagaio-verdadeiro
Amazona aestiva | Linnaeus, 1758

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Vocalização

1 / 2

Caracterização: Espécie de médio porte, com cerca de 35 cm de comprimento. Apresenta plumagem verde com fronte azul, cabeça amarelada e bico escuro, além de possuir áreas vermelhas no encontro das asas e base da cauda. Quando jovem possui a cabeça toda verde.

Distribuição: Paraguai, Bolívia e norte da Argentina e no Brasil, no sul e leste de Minas Gerais e do Nordeste ao Centro-oeste. 

Habitat: Mata úmida ou seca, próximo a rios e cerradões. 

Hábitos: Espécie diurna e associa-se em bandos e formam casais, sendo que macho e fêmea voam tão próximos um do outro que o casal parece ser uma grande ave de quatro asas. É o melhor “falador” das aves nacionais, imitando sons e pronunciando palavras com perfeição. 

Alimentação: Herbívora, mais especificamente granívora e frugívora, alimenta-se de sementes e frutos nativos. 

Reprodução: Deposita seus ovos em buracos de rochas erodidas ou em barrancos. 

Na área da UFRA: Este papagaio é uma espécie mediamente frequente, pois seu registro de ocorrência foi de 19 vezes. Encontrado nos Canaviais Orgânicos, nas Várzeas com Herbáceas, nas várzeas com matas ciliares, nas matas nativas restauradas, nas matas mistas em regeneração, nas matas nativas, nas valetas de drenagem, nas matas em regeneração espontânea. É uma espécie que esta ameaçada de extinção, na categoria vulnerável.