Biodiversidade
Martim-pescador-pequeno
Chloroceryle americana | Gmelin, 1788
Caracterização: Espécie de pequeno a médio porte, com cerca de 19 cm de comprimento. Possui partes superiores de coloração verde-escuro, contrastando com o branco da base de suas penas externas e da faixa saliente e sedosa que liga a base do bico à nuca, por onde atravessa um penacho. A parte inferior do macho é branca e seu peito é estriado, enquanto na fêmea o peito apresenta coloração ferrugínea.
Distribuição: Do Texas e México à Argentina e em todo Brasil.
Habitat: Lagos com rica vegetação aquática, beira de rios pequenos e grandes e em manguezais.
Hábitos: Espécie diurna, aquática e solitária, pousa na vegetação à beira d'água (entre 1 e 3 m de altura), de onde observa suas presas; às vezes paira no ar antes de mergulhar.
Alimentação: Carnívora, alimentando-se principalmente de peixes, além de borboletas, vespas, formigas aladas, pequenos besouros, cigarras e libélulas.
Reprodução: Deposita 3 a 5 ovos em buracos escavados em barrancos de rios, com a entrada do túnel bem escondida pela vegetação pendente.
Na área da UFRA: Esta espécie de martim-pescador é considerada rara dentro das fazendas estudadas, pois foi encontrado apenas uma vez. O encontro desta ave ficou restrito às matas nativas restauradas.