sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/maitaca-verde/240

Biodiversidade

< Voltar

Maitaca-verde
Pionus maximiliani | Kuhl, 1820

Caracterização: Espécie de pequeno a médio porte, com cerca de 27 cm de comprimento. Robusta, possui plumagem verde-escuro na maior parte do corpo, com áreas cinzentas na cabeça e na garganta, bico amarelo com base escura e área vermelha na base da cauda curta (porção inferior).

Distribuição: Do Nordeste e Centro-Oeste ao Rio Grande do Sul. 

Habitat: Mata alta, pinheirais e matas ciliares.

Hábitos: Espécie diurna, geralmente anda em pequenos grupos, mas já foram vistos bandos de até 50 indivíduos. Voa de forma diferente da maioria das espécies de sua família, levando as asas muito abaixo do corpo.

Alimentação: Herbívora, alimentando-se de vários tipos de frutas, sementes e flores. Gosta de comer pinhão (semente da araucária).

Reprodução: Deposita seus ovos em ninho construído em ocos de árvore. A fêmea encarrega-se de chocar os ovos, enquanto o macho providencia comida.

Na área da UFRA: Nos estudos realizados nas áreas da Usina São Francisco, esta espécie de ave apresentou uma distribuição restrita às várzeas e matas . É considerada rara, pois seu registro total de ocorrência foi de apenas três vezes.