sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/mae-da-lua/228

Biodiversidade

< Voltar

Mãe-da-lua
Nyctibius griseus | Gmelin, 1789

Caracterização: Espécie de médio porte, com cerca de 37 cm de comprimento e 85 cm de envergadura. Colorido variando de marrom a cinzento, com desenho compacto no peito de coloração preta e íris amarelo-âmbar.

Distribuição: Da Costa Rica à Bolívia, Argentina e Uruguai e em todo o Brasil, às vezes dentro de cidades (Rio de Janeiro). 

Habitat: Bordas de florestas, campos com árvores e cerrados.

Hábitos: Espécie noturna e solitária, nunca pousam no solo e permanecem eretos quando pousam em tocos e galhos. Se não são perturbados durante o dia esticam-se ainda mais e levantam a cabeça até o bico dirigir-se verticalmente para cima e a cauda tocar o tronco; confundem-se assim com uma ponta de galho seco, uma estaca, etc.

Alimentação: Carnívora, alimentando-se de insetos, principalmente mariposas e besouros, que podem ser capturados em pleno voo.

Reprodução: Deposita um ovo numa cavidade natural do extremo de um tronco de árvore quebrada ou galho, a poucos metros acima do solo, chocando em posição ereta. A posição vertical é assumida também quando a ave adulta cobre o filhote pequeno ou pelo próprio filhote que permanece sozinho no galho e percebe qualquer movimento perto de sua árvore.

Na área da UFRA: Nos estudos realizados nas áreas da Usina São Francisco, esta espécie de ave apresentou uma distribuição restrita às valetas de drenagem com matas nativas. É considerada rara, pois seu registro total de ocorrência foi de apenas duas vezes.