Biodiversidade
Lavadeira-mascarada
Fluvicola nengeta | Linnaeus, 1832
Vocalização
Caracterização: Espécie de pequeno porte, com cerca de 15 cm de comprimento. Possui a cabeça branca, faixa negra através do olho, costas cinzento-claras.
Distribuição: Ocorre no Brasil oriental, típico do Nordeste na beira de toas as cacimbas e açudes, para o sul até o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Habitat: Habita a beira d´água lamacenta nos rios ou lagoas. Podendo ser encontrada em parques e jardim em centro urbanos. É ave de espaço aberto.
Hábitos: Corre sobre a vegetação flutuante. O macho se ergue a toda altura de cauda estendida em leque , e exibe o lado negro inferior das asas esticando as mesmas horizontalmente.
Alimentação: Alimenta-se de pequenos artrópodes que captura na lama nas margens de rios açudes ,brejos e pocilgas, de onde raramente se afasta.
Reprodução: Seu ninho é feito de gravetos que são geralmente amontoados em árvores próximas a água. É comum ver estas aves em casais.
Na área da UFRA: Nos estudos realizados nas áreas da UFRA, esta espécie de ave apresentou uma restrita distribuição espacial. Foi encontrada apenas nas várzeas com herbáceas, várzeas com matas ciliares e valetas de drenagem.