sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/juriti-pupu/214

Biodiversidade

< Voltar

Juriti-pupu
Leptotila verreauxi | Bonaparte, 1855

Caracterização: Espécie de médio porte, com cerca de 29 cm de comprimento. Sua plumagem é marrom, com peito claro e cabeça cinzenta com alguns reflexos metálicos na nuca e alto dorso. Possui ainda uma coloração azulada ao redor dos olhos.

Distribuição: Sul dos Estados Unidos até a Bolívia, Argentina e em quase todo Brasil. 

Habitat: Florestas, capoeiras, borda da mata, no cerrado e em pomares, aparecendo eventualmente em áreas cultivadas para alimentar-se.

Hábitos: Espécie diurna, vive solitária ou aos pares e, quando perturbada, foge caminhando sem fazer barulho ou voa até uma árvore próxima, emitindo um som com as asas.

Alimentação: Herbívora, mais especificamente granívora e frugívora, alimentando-se de grãos, sementes, frutas e vegetais.

Reprodução: Seu ninho é feito de pequenos gravetos, sem forro, tão ralo que, às vezes, os 2 ovos depositados podem cair no chão. Pode nidificar em pés de café e na entrada de grutas calcáreis, no interior da mata.

Na área da UFRA: Nos estudos realizados nas áreas da UFRA, esta ave foi visualizada 20 vezes, uma média freqüência de ocorrência. Esteve presente na maioria dos habitats. Foi encontrada nas matas exóticas, nas várzeas com herbáceas, nas matas nativas restauradas, nas matas mistas em regeneração, nas matas nativas, nas valetas de drenagem, nas matas em regeneração espontânea e no campo em regeneração espontânea.