sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/joao-de-barro/299

Biodiversidade

< Voltar

João-de-barro
Furnarius rufus | Gmelin, 1788

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Vocalização

1 / 2

Caracterização: Espécie de pequeno a médio porte, com cerca de 19 cm de comprimento. Plumagem de cor parda, com cor ferrugem nas costas e especialmente na cauda. Os sexos são muito parecidos, mas a fêmea pode ser identificada pelo hábito de ocupar à noite, sozinha, o ninho com ovos e filhotes.

Distribuição: Da Argentina à Bolívia, Paraguai, noroeste da Bahia e sul do Piauí.  

Habitat: Paisagens abertas, como campos, cerrados, pastagens, ao longo de rodovias e em jardins.

Hábitos: Espécie diurna vive geralmente aos casais, que cantam em dueto (macho e fêmea juntos, cada qual de um modo um pouco diferente).

Alimentação: Essencialmente carnívora, alimenta-se de insetos e suas larvas, aranhas, opiliões e outros artrópodes, moluscos e, ocasionalmente, come sementes.

Reprodução: Deposita de 3 a 4 ovos em ninho em formato de forno, com barro úmido e um pouco de esterco misturado à palha; o casal constrói um ninho por ano e leva em torno de 18 dias para terminá-lo.

Na área da UFRA: O João-de-barro esta frequente nos levantamentos realizados, pois foi encontrado 64 vezes. Esteve presente em todos os habitats estudados, menos nos canaviais orgânicos e nas matas mistas em regeneração.