sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/grauna/195

Biodiversidade

< Voltar

Graúna
Gnorimopsar chopi | Vieillot, 1819

Vocalização

1 / 2

Caracterização: Espécie com 21 cm de comprimento. Negro uniforme com brilho de seda, penas da cabeça estreita e pontudas bico negro com profundas sulcos na base.

Distribuição: Da Paraíba ao Rio Grande do Sul. 

Habitat: Comum em áreas agrícolas, buritizais, pinherais, pastos e plantações com árvores isoladas, mortas remanescente da mata.

Hábitos: Sua presença está associada as palmeiras. Vive normalmente em pequenos grupos que fazem bastante barulho. Pousa no chão ou em árvores

Alimentação: Onívoro, come frutos, sementes, insetos, aranhas e outros invertebrados. Aprecia o coco maduro da palmeira buriti. Aproveita restos de milho.

Reprodução: Nidifica em árvores ocas, também em tronco de palmeiras e em ninhos de pica-pau, em mourões, por dentro do penacho de coqueiros e nas densas copas dos pinheiros ou no ninho abandonado do João-de-barro, ocupa buracos em barrancos e cupinzeiros terrestres esburacados.

Na área da UFRA: Nos estudos realizados nas áreas da UFRA, esta espécie de ave apresentou uma restrita distribuição espacial. Foi encontrada apenas nas várzeas com herbáceas. Considerada rara, pois seu registro de ocorrência foi de apenas uma vez.