sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/gralha-do-campo/287

Biodiversidade

< Voltar

Gralha do campo
Cyanocorax cristatellus | Gmelin, 1789

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Caracterização: Com cerca de 33 cm de comprimento, de asas longas e cauda relativamente curta. Tem um topete frontal prolongado. Tem o dorso violeta-azul escuro, a barriga e cauda branca.

Distribuição: Típica da região centro oeste (Goiás e Mato Grosso), está presente também no Piauí, Maranhão e sul do Pará, Minas Gerais e São Paulo. 

Habitat: Espécie campestre típica do Brasil central.

Hábitos: Vive em bandos e voa alternando ritmo das batidas com vôos planados. Arborícola, locomove-se facilmente entre os galhos fechados de uma árvore, dando pulos e fazendo voos curtos.

Alimentação: Onívora, sua ampla dieta inclui frutos, insetos, sementes, bagas, pequenos répteis, ovos de outras espécies de pássaros e de aves doméstica como a galinha.

Reprodução: O ninho é feito com gravetos apoiados em galhos mais grossos. A postura costuma ser de 3 a 4 ovos azuis claros salpicados de manchas pardas. A incubação varia de 16 a 18 dias.

Na área da UFRA: A gralha é considerada rara pois foi encontrada nas fazendas da Usina São Francisco uma vez nas matas nativas restauradas nos levantamentos realizados.