sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/gaviao-peneira/293

Biodiversidade

< Voltar

Gavião-peneira
Elanus leucurus | Vieillot, 1818

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Caracterização: Espécie de médio porte, com cerca de 35 cm de comprimento. Possuem asas e cauda longas, partes superiores cinza-claros como as de uma gaivota, extremidade superior das asas com larga mancha preta e lados da cauda brancos. O jovem é estriado com as costas pardas.

Distribuição: Da América do Norte e Central à Argentina e Chile e em todo o Brasil. 

Habitat: Áreas agrícolas e campestres dentro de cidades.

Hábitos: Espécie diurna costuma caçar peneirando contra o vento, examinando o solo a uma altura de cerca de 30 metros, mantendo as asas bastante elevadas e os pés pendentes com os dedos fechados. É migratória, passando pelo Pantanal e encaminhando-se para o norte do continente

Alimentação: Carnívora, alimentando-se de pequenos mamíferos, lagartixas e insetos.

Reprodução: Macho e fêmea colaboram na elaboração do ninho, construído no topo de árvores e forrado com capim, onde são depositados de 3 a 5 ovos. Também utiliza ninhos abandonados de outras aves.

Na área da UFRA: Esta espécie de ave é considerada pouco frequente nas áreas estudadas pois foi encontrada apenas 4 vezes. Apresentou uma média distribuição espacial, estando presente nos canaviais orgânicos, nas matas exóticas e nas matas em regeneração espontânea.