sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/gaviao-bombachinha/196

Biodiversidade

< Voltar

Gavião bombachinha
Harpagus diodon | --

Caracterização: Mede 33 cm. Cinzento com as coberteiras inferiores das asas e os calções castanhos uniformes, tendo uma lista preta na.

Distribuição: Ocorre das Guianas ao Paraguai, Argentina e Brasil nas regiões norte e centro oeste. 

Habitat: A mata não muito densa. A espécie tem sido observada tanto em áreas de floresta primária como também secundária ou em floresta deciduais, aparenta suportar ambientes, alterados, mesmo próximo a cidades, utilizando postes da rede elétrica em beira de estrada como poleiro.

Hábitos: O gavião bombachinha é extremamente territorial e realiza voos repulsivos próximos a um potencial agressor, como outros gaviões maiores.

Alimentação: Come grandes insetos, lagartixa, cigarras ou esperanças, de pássaros pequenos. Persegue as formigas de correição para apanhar animais espantado por ela

Reprodução: Seu período de reprodução ficou entre os meses de outubro a dezembro. De forma geral, constrói o ninho em forma de plataforma rasa, feito de gravetos secos em uma forquilha feita por dois ramos do terço superior de uma árvore a cerca de 12 m de altura. O ninho não é muito camuflado

Na área da UFRA: Esta espécie é considerada rara dentro das fazendas estudadas. Sua distribuição espacial ficou restrito aos canaviais orgânicos, matas nativas restauradas.